JATAIZINHO REALIZA MUTIRÃO CONTRA A DENGUE NESSA 4ª FEIRA

Publicado em: Segunda-Feira, 07 de Dezembro de 2015
Fonte: Assessoria imprensa

O Departamento de Saúde de Jataizinho, realiza nessa quarta-feira (09/12) mutirão de combate a dengue, passando por , com  veículos, agentes de endemias e da limpeza pública, para a retirada de objetos que acumulam água parada, locais propícios na criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.

A Diretor do Departamento de Saúde, Ângela Menezes, pede para que todos os moradores das residências de Jataizinho possam contribuir para o fim da dengue na nossa cidade. E salienta, “precisamos que todo cidadão possa verificar em seus quintais todo e qualquer objeto que possam acumular água parada, e em seguida os depositar em frente a suas residencias que nossa equipe vai dar destinação correta a esses resíduos”.

Ainda segundo Angela, durante todo o dia da ação, a equipe vai passar nos conjuntos, Jesunio Loures Salinet , Otaviano Eráclito Duarte. Em Jataizinho, de agosto até o momento já foram notificados 219 casos suspeitos com 10 positivos de dengue onde também o índice de infestação do mosquito foi de 2,8% ou seja quase 3 vezes maior que o preconizado pelo Ministério da Saúde que é de 1% e nossa incidência da doença se encontra em 80,73%.

Para evitar que uma nova onda epidêmica de dengue precisamos juntos realizar ações como remoção mecânica e ciclo de aplicação de UBV costal.

Ela alerta que, em casos que forem constatados a existência de focos de mosquitos, essas residências correm o risco de receber notificação por parte dos agentes de endemias, e serem denunciados ao Ministério Público Estadual (MPE).

Dengue no Paraná

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná divulgou lista de 110 cidades que estão em estado de alerta por causa da dengue e de 21 com risco de epidemia devido ao alto índice de infestação do Aedes aegypti. Com o crescimento de casos de outras doenças relacionadas ao mosquito em algumas regiões do Brasil, como a febre chikungunya e o vírus zika, as autoridades de saúde paranaenses estão reforçando o alerta em todo o Estado.