Jataizinho realiza concurso de redação em comemoração ao dia da água

Publicado em: Segunda-Feira, 23 de Março de 2015

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Jataizinho, e Departamento de Educação e Cultura, em comemoração à semana mundial da água realizou na manhã da última sexta-feira (20/03), premiação das melhores redações entre os cerca 250 alunos do 5º ano da rede municipal de educação e uma escola particular com o tema: Por que a água está se tornando escassa? Além da premiação, houve apresentação artística de todas as escolas participantes.

Segundo o diretor do Saae, Wanderley Moreno Baptista, a empresa criou o projeto com a intenção de despertar na população práticas conscientes na utilização inteligente da água.  “Já estamos na sétima edição de realização do projeto, vamos mostra a população, junto com nossos jovens exemplos de boas práticas na utilização de água no dia-a-dia, fazendo uma ponte de educação ambiental entre jovens e adultos”, disse Baptista.

O Concurso

O concurso de redação foi realizado nos 5º anos das escolas municipais. Esta série foi escolhida, pois é a fase em que os alunos estão estudando bastante sobre o tema “água”. A equipe pedagógica de cada escola Municipal, mais a escola Matriarca selecionaram a melhor redação de cada escola que foi enviada para o Departamento de Educação que com uma junta avaliadora classificaram as redações do primeiro ao quinto lugar.
Ainda teve a participação da APAE que selecionou três desenhos e enviou para o Departamento de Educação que com uma junta de avaliação externa classificou o melhor.

Premiação

Primeiro lugar ganhou uma bicicleta, segundo e terceiro lugares ganharam um celular Quarto e quinto lugares ganharam um tablet. O melhor desenho da APAE também ganhou um tablet.
O objetivo do concurso é alertar sobre a importância de economizar água, incentivando o hábito da leitura e da escrita. Os professores trabalharam o assunto em sala de aula, os alunos pesquisaram e apresentaram belíssimos textos.

Plano municipal de saneamento básico (PMSB)

Para o coordenador do grupo de trabalho criado para auxiliar nos trabalhos de elaboração do (PMSB), Wanderley Baptista, frisou a importância que o documento trará para toda população. “Esse documento é todo planejamento das ações de saneamento no município, que abrange o conjunto de serviços, infraestrutura e instalações dos setores de saneamento básico, que engloba abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e; drenagem e manejo de águas pluviais, e assim, promove a correta utilização dos recursos, materiais e financeiros”, termina.

Dia Mundial da Água

Foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas. Um dia destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Segundo dados divulgados no 6º Fórum Mundial da Água, hoje no mundo 800 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e 2,5 bilhões não têm saneamento básico. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, (OCDE) diz que a demanda a mundial de água aumentará 55% até 2050. A previsão para o ano passado foi de 2,3 bilhões de pessoas suplementares - mais de 40% da população mundial - não terão acesso à água se medidas não forem tomadas.

O relatório mostra ainda que apesar do aumento do consumo ser previsível, há cerca de um bilhão de pessoas sem acesso a água potável. Este número está crescendo nas cidades. Ainda segundo o documento, a infraestrutura para saneamento também não está acompanhando o ritmo do crescimento da população urbana do mundo e mais de 80% da água jogada fora não é coletada nem tratada.