JATAIZINHO APRESENTA RELATÓRIO POSITIVO DE COMBATE A DENGUE

Publicado em: Sexta-Feira, 29 de Maio de 2015
Fonte: Assessoria imprensa

O departamento de saúde de Jataizinho, lançou no último dia 25/05, segunda-feira, relatório das atividades realizadas nos últimos meses, após enfrentar estado epidêmico, que revela que houve declínio no Levantamento de Índice Rápido  (LIRA), atingindo 0,6%, em relação ao recomendado pelo Ministério da Sáude que é de até 1%. Também segundo dados do município, é a diminuição das notificações de casos suspeitos, que foram de 28 notificações e nenhum caso positivo na semana entre os dias 10 e 16 de maio, visto que em fevereiro (pico da epidemia) eram 164 notificações e 81 positivos.

Na avaliação do chefe de divisão de vigilância sanitária de Jataizinho, Athos Machado, vários medidas foram tomadas, sempre em consulta com os demais departamentos da prefeito e instituições representativas do município.

Segundo Machado, houve reuniões conjuntas que definiram as ações tomadas durante a campanha intensiva realizada durante as últimas seis semanas desde o início da epidemia, que chegou a registrar em março pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) total de 196 casos confirmados de dengue.

Para Machado, é importante que todos os munícipes contribuam, fazendo a limpeza de seus quintais, caixas d’água, ou de qualquer objeto que venha a acumular água. “Mesmo nesse período de inverno, devemos nos atentar para esse perigo, a dengue se combate o ano todo”, salienta Machado.

Para a diretora do departamento de Saúde de Jataizinho, Ângela Meneses, mesmo executando os trabalhos intensos de combate a dengue, Jataizinho não sairá do estado de epidemia, segundo critérios da Sesa, mas o que interessa para o departamento é a não existência de casos positivos, os quais vem apresentando queda após a intensificação dos dos trabalhos.